Alimentos que ajudam no bom humor

Alimentos coloridos e de aparência saudável

A ingestão de alimentos específicos, segundo especialistas, ajuda a combater depressão e a ansiedade, melhorar o humor e afastar a tristeza.

Têm dias que você acorda com um bom humor maravilhoso! Em outro nem tanto e até fica, na verdade, o dia todo com o astral pra baixo. Você sabia que uma das razões para alteração de seu humor pode estar na alimentação.

Muitas pessoas não se dão conta, mais uma alimentação adequada e equilibrada, além de contribuir para o bom funcionamento do organismo, têm uma ação direta no emocional.

Ao ingerir alimentos ricos em aminoácidos e carboidratos, por exemplo, auxiliamos nosso corpo na produção da serotonina, um neurotransmissor que atua no bem estar e como calmante.

Estudos demonstram que a ingestão de vitaminas do tipo B e também de certos minerais, também influenciam na variação do humor.

A vitamina B6, presente em cereais integrais, como a semente de gergelim, banana e atum, tem papel importante na produção dos neurotransmissores norepinefrina e serotonina, responsáveis pela sensação de calma.

O consumo de castanhas, nozes, amêndoas, trigo integral e peixe, ricas em selênio, colabora de forma a prevenir a depressão.

Devemos ter em mente que não há milagre, mas o consumo equilibrado de alimentos de qualidade, é importante para o bem estar e em conseqüência num astral elevado. 



Tags:
,
,
,