Andar de bicicleta melhora a qualidade de vida

Duas mulheres sorrindo em cima de suas bicicletas

Para quem quer emagrecer ou tonificar seus músculos, uma boa opção é pedalar. Tanto na academia, como nas ruas, andar de bicicleta é um exercício que trás uma série de benefícios, melhorando o sistema cardiorrespiratório, auxiliando no controle de doenças como a diabetes e colesterol.

Segundo especialistas, ao pedalar por uma hora, ocorre uma perda de 300 a 500 calorias, variando conforme a sua velocidade e sua carga.

Se o seu objetivo é perder peso, o ideal é pedalar por 30 minutos, inicialmente. Para aquecer, comece devagar e vá aumentando a velocidade. Uma boa dica, é intervalar ritmo de passeio com um ritmo mais intenso, dando um tempo de 5 minutos para cada um.

A prática constante do ciclismo, gera diversos benefícios, conheça os principais:

- Perda de peso;

- Fortalecimento da musculatura das pernas e glúteos, assim como do abdômen;

- Melhora o sistema cardiorrespiratório;

- Controla doenças como a diabetes, colesterol, estresse e ansiedade.

Além disso, andar de bicicleta contribui para o seu bem-estar e para o meio-ambiente. Pois economiza o dinheiro do transporte, da gasolina, contribui para um menor fluxo de carros e ainda não polui a natureza.

Portanto, se decidir iniciar suas pedaladas, aqui estão alguns cuidados importantes para o seu treino:

- Prepare seu equipamento, verifique se sua bicicleta está com os freios ajustados, se possui luminosos, se os pneus estão cheios;

- Faça alongamentos antes e depois das pedaladas;

- É importante levantar-se do banco a cada 10 minutos, pois estudos comprovam que a falta de circulação gera problemas circulatórios e neurológicos;

- Procure usar roupas adequadas ao esporte, pois evitará dores ou futuros problemas;

- Proteja-se dos raios solares, use portanto, óculos escuro e filtro solar;

- Qualquer sinal de dor, cãibras, falta de ar, pare com o exercício e procure um médico.

Agora sim, você está pronto para começar. Aproveite as dicas e melhore seus exercícios e atinja seus objetivos. E lembre-se: ter saúde é ter qualidade de vida!



Tags:
,
,
,