O que você quer do seu tênis?

Enquadramento nos tênis de alguém que está de costas

Se você é adepto a atividades físicas procure saber qual é o tipo de tênis a ser usado, pois uma escolha errada pode trazer sérios danos à sua coluna.

Fazer a escolha certa do tênis é uma maneira inteligente de prevenir problemas ortopédicos e outras lesões mais graves. Um dos requisitos mais importantes, senão o principal, na escolha do tênis é a presença de amortecedores. Um tênis sem amortecimento, na proporção que seu corpo precisa, sobrecarregará as articulações do joelho e do quadril, principalmente, ocasionando, num curto espaço de tempo, uma degeneração precoce da coluna. Este é um alerta feito pelos especialistas do Instituto de Patologia da Coluna do estado de São Paulo.

Nos joelhos a degeneração afeta o tecido amortecedor que reveste a superfície do osso ao nível das articulações, protegendo-as. No caso dos joelhos essas cartilagens são chamadas de meniscos, por isso a importância de se usar o calçado adequado para cada tipo de pisada.

É importante lembrar que não são apenas os joelhos que podem ficar comprometidos se a finalidade do tênis não estiver de acordo com a atividade física que uma pessoa costuma desenvolver, pois o impacto causado aos pés pelo uso inadequado do tênis causará um desgaste precoce dos ossos e de todas as articulações daquela região, inclusive no tornozelo. Sem contar que as entorses (momentânea perda do movimento das articulações) e outras lesões podem, com mais frequência, se fazerem presentes.

Dicas do tênis certo

O tênis de corrida deve ter um sistema de ventilação adequado para que não ocorra o acúmulo de umidade, ser leve para garantir uma pisada firme e agil. Os amortecedores dianteiros são fundamentais, pois são eles os responsáveis pela absorção do impacto das pernas, pés e joelhos.

O que queremos do nosso tênis

O tênis tem que nos proporcionar segurança na pisada, conforto e a certeza de que nossas articulações não estão sobrecarregadas pela  atividade física que  escolhemos praticar.



Tags:
,
,
,
,
,