Dormir bem é ótimo para o coração

A qualidade do sono é muito importante para manter a saúde mental e física do indivíduo. As horas de sono, quando bem aproveitadas, renovam as energias do corpo.

 

Um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que cerca de 35 milhões de pessoas no Brasil sofrem de insônia, em sua maioria, mulheres, devido ao estilo de vida mais agitado e sobrecarga de trabalho. Como consequência pode ocasionar aumento da pressão sanguínea, hipertensão, derrame e infarto.


A insônia nem sempre está relacionada a doenças físicas, mas muitas vezes é causada por depressão, síndromes do pânico, ansiedade, entre outras doenças psicológicas. Entretanto, um estudo da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia revela que pessoas que dormem mal têm 45% mais chances de sofrer um ataque cardíaco do que as que dormem bem.


Outra pesquisa realizada pela Escola de Medicina da Universidade de Bonn, na Alemanha, também analisou a relação entre o sono e a saúde do coração. O estudo, avaliou as condições cardíacas de médicos que trabalham por 24 horas, com intervalos de no máximo três horas de sono. O que se verificou é que a falta de sono aumenta a pressão sanguínea e sobrecarrega o coração, aumentando a força dos batimentos (contratilidade) e sua frequência.


A qualidade do sono é muito importante para manter a saúde mental e física do indivíduo. As horas de sono, quando bem aproveitadas, renovam as energias do corpo. Durante o sono, a vitalidade é reposta, a imunidade é estimulada, a pressão e o apetite são estabilizados. Se não cumprida 8 horas mínimas de sono por noite, os níveis sanguíneos no organismo não se estabilizam, podendo levar a uma tensão corpórea que desencadeia uma série de respostas negativas ao organismo.


Dicas para dormir bem:


- Beba leite morno antes de deitar  


- Não beba café a noite


- Durma cedo


- Ouça músicas relaxantes


- Medite e relaxe


- Desligue o celular


- Apague as luzes


- Mantenha a temperatura confortável


Para alcançar a noite ideal, é essencial que se durma sem luz para estimular a produção de melatonina e induzir ao sono profundo; evitar deixar televisão ou rádio ligado, pois o barulho deixa o organismo em estado de alerta; manter-se aquecido ou resfriado (dependendo da estação do ano), ajuda o corpo a relaxar totalmente durante o sono.


A boa escolha do colchão e do travesseiro também são fatores essenciais para uma boa noite de sono, pois se o corpo não está bem repousado, isso pode trazer dores musculares e desconfortos no outro dia. Bom sono!



Tags: