Para que servem os exercícios de alongamento?

Os exercícios de alongamento podem ser realizados por qualquer pessoa, de qualquer idade, não existe restrições.

Se você não tem conhecimento sobre os benefícios desse tipo de exercício, posso te dizer que ele deixa seus músculos com maior flexibilidade. Este é o seu maior objetivo. Com isso o alongamento tende a aumentar o comprimento de seus músculos.

Quando somos mais flexíveis, nosso corpo funciona melhor, temos mais agilidade e isso ajuda e muito a prevenir lesões. O alongamento deve ser sempre feito, pois ele proporciona não só o aquecimento, mas também relaxa a musculatura. Assim com certeza deve ser incorporado em sua prática diária de exercícios físicos.

Uma vantagem dessa atividade, que eu posso ressaltar aqui é que ela não tem limite de idade e nem mesmo de flexibilidade, pois está última é aprimorada com a prática constante. Contudo, quem apresenta problemas como dores lombares como conseqüência de hérnia de disco, ou mesmo da LER, deve fazê-lo, mas não tão intensamente.

Se seus exercícios forem feitos de forma correta, seus benefícios logo aparecem, entre eles, a redução da tensão muscular, ativação da circulação relaxamento, maior consciência em relação ao corpo, além de prevenir lesões.
O alongamento é muito recomendado para os que têm atividades sedentárias, se você é um estudante ou trabalha muito tempo sentado, tire alguns minutos do dia para ele, sua respiração vai melhorar e com ela o seu raciocínio.

Na verdade, a respiração auxilia o relaxamento dos músculos quando feita lenta e de forma profunda. Caso sinta dores, quando estiver se alongando, respeite os seus limites, forçar a musculatura pode causar lesões. A prática dessa atividade faz com que sua habilidade vá melhorando dia após dia. O alongamento pode ser feito até em mesmo em casa, vendo televisão ou antes de ir dormir.

Quando nos alongamos aumentamos a temperatura de nossos músculos, assim o tecido conjuntivo, que é o que reveste a nossa musculatura, vai se distendendo aos poucos.
Esportes como a natação, ciclismo, corrida e muitos outros fortalecem a musculatura, contudo a flexibilidade não é incentivada.

Quando há perda dessa flexibilidade ocorre frequentemente dores nas costas e nas pernas.
Antes e depois da prática de qualquer esporte deve haver alongamento. Este dura de 30 a 40 segundos por movimento, o músculo é alongado e pode até ser contraído novamente antes de uma nova série.
Pratique e você sentirá logo nas primeiras semanas seus efeitos e aprenderá a desfrutar do bem estar que seus exercícios podem proporcionar.

Fonte: Vida Saúde e Beleza



Tags:
,
,
,