Sarampo

Saiba mais sobre o sarampo, doença viral altamente contagiosa que afeta em geral as crianças e pode aparecer em qualquer época do ano.

O que é sarampo?

O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa que pode ser muito grave ou mesmo fatal. Ela começa com uma febre que dura por alguns dias, seguido de uma tosse, coriza e conjuntivite (olho-de-rosa). A erupção começa no pescoço, face e membros superiores, se espalha nas costas e no tronco, em seguida, estende-se aos braços e mãos, bem como as pernas e pés. Após cerca de cinco dias, a erupção desaparece na mesma ordem em que apareceram. Complicações graves do sarampo incluem pneumonia e encefalite (inflamação do cérebro).

Quem recebe o sarampo?

Como resultado da imunização, o vírus do sarampo não circula nos Estados Unidos. Todos os casos notificados de sarampo nos Estados Unidos foram trazidas de outros países, geralmente Europa e Ásia. Viajantes que saem os Estados Unidos deveriam estar imunes ao sarampo. Embora o sarampo é geralmente considerada uma doença da infância, pode ser contraída em qualquer idade, por uma pessoa que nunca teve a doença ou sido vacinados. Indivíduos não vacinados são 22 vezes mais propensos a contrair sarampo do que os que aqueles que têm duas vacinas contra o sarampo, geralmente dada como sarampo, caxumba e rubéola (MMR).

Como é o sarampo é transmitido?

O sarampo é altamente contagioso. O vírus do sarampo vive no muco do nariz e da garganta de pessoas infectadas. Quando tosse, espirro ou fala, gotículas de pulverização para o ar e as gotas permanecem ativos e contagiosa em superfícies infectadas por até duas horas.

Quais são os sintomas do sarampo?

Sintomas do sarampo geralmente aparecem em duas fases. Na primeira fase, que duram 2-4 dias, o indivíduo pode ter um corrimento nasal, tosse e febre ligeira. Os olhos podem tornar-se avermelhada e sensível à luz, enquanto a febre sobe gradualmente a cada dia. Manchas de Koplik (pequenos pontos brancos azulada cercado por uma área avermelhada) também pode aparecer nas gengivas e no interior das bochechas. O segundo estágio começa no terceiro para sétimo dia e consiste em uma erupção vermelha manchada com duração de cinco a seis dias. A erupção começa geralmente na face e depois se espalha para baixo e para fora, atingindo as mãos e os pés. A erupção desaparece na mesma ordem em que apareceram, da cabeça para as extremidades. Outros sintomas incluem a perda de peso, diarréia e gânglios linfáticos aumentados por todo o corpo.

Quando os sintomas aparecem?

Os sintomas geralmente aparecem dentro de dez a 12 dias, embora possam ocorrer tão cedo como sete ou tão tarde quanto 18 dias após a exposição.

Quando e por quanto tempo uma pessoa é capaz de espalhar o sarampo?

Um indivíduo é capaz de transmitir o sarampo a partir de quatro dias antes e quatro dias após o início do exantema.

Quais são as complicações associadas ao sarampo?

Complicações ocorrem em até 30 por cento dos casos e são mais comuns em menores de cinco e maiores de 20 anos de idade. Pneumonia ocorre em até seis por cento dos casos notificados. Encefalite (inflamação do cérebro) também podem ocorrer. Outras complicações incluem infecção do ouvido médio, diarréia e convulsões. Infecção da mãe durante a gravidez tem sido associada com um aumento em recém-nascidos de baixo peso ao nascer, parto prematuro, aborto espontâneo e defeitos congênitos.

Qual é o tratamento para o sarampo?

Não há tratamento específico para o sarampo.

A infecção passado fazer uma pessoa imune?

Sim. Imunidade adquirida após contrair a doença geralmente é permanente.

Existe uma vacina para o sarampo?

Contendo sarampo vacina é recomendada para qualquer pessoa nascida a partir de 01 de janeiro de 1957, que não têm uma história de diagnóstico médico de sarampo ou um exame de sangue que confirma a imunidade contra o sarampo. Os indivíduos devem receber duas doses da tríplice viral (sarampo, caxumba, rubéola) vacina para a máxima proteção. A primeira dose deve ser administrada em 12 a 15 meses de idade. A segunda dose deve ser administrada em 4-6 anos de idade (idade de entrada na escola), ao mesmo tempo como a DTaP e doses de pólio reforço. Vacina MMR é recomendada para todas as doses da vacina contra o sarampo para fornecer maior proteção contra os três doenças imunopreveníveis: sarampo, caxumba e rubéola. Pessoas desprotegidas podem receber a vacina em qualquer idade.

Será que a causa do autismo vacina?

Não há nenhuma evidência para suportar que o sarampo, caxumba e rubéola causa autismo.

Que pode ser feito para evitar a disseminação do sarampo?

Manutenção de altos níveis de imunização contra o sarampo na comunidade é fundamental para controlar a propagação do sarampo. Indivíduos infectados devem ser excluídas do trabalho ou da escola durante o período infeccioso. Contendo sarampo vacina deve ser fornecido para contatos suscetíveis dentro de 72 horas de exposição. Imunoglobulina (IG) pode ser dado a pessoas suscetíveis dentro de seis dias de exposição.



Tags:
,
,
,